VIGÁRIOS FORÂNEOS

Forania São Mateus

Vigário Forâneo: Pe. Manoel Leal de Almeida (Pe. Pedro)

End.: Praça da Matriz, S/N Centro Cep: 46930-000 – Palmeiras – Bahia

Assessora: Ir. Deyviana Alves da Silva

End.: Rua Manoel Teixeira Leite, 182 Cx. Postal 07 CEP 46900-960 – Seabra – BA

Forania São Marcos:

Vigário Forâneo: Pe. José Miranda Souza Sobrinho

End.: Pça da Matriz s/n Centro CEP 44880-000 Cafarnaum - Bahia

Assessora: Ir. Luiza Forte

End.: Rua Adalberto Pereira, 155 Cx. Postal 21 CEP 44850-000 - Morro do Chapéu - BA

Forania São Lucas:

Vigário Forâneo: Pe. Valeriano Luiz Ferreira

End.: Praça da Matriz, s/n  Centro CEP44915-000 - São Gabriel - Bahia

Fone: (74) 3620-2077

Assessora: Ir. Laís Soares dos Santos

End.: Rua Rosalvo Silva Pereira , 172 CEP 44900-000 – Irecê – BA

Fone: (74) 3641-1979

Forania São João:

Vigário Forâneo: Pe. Eduardo César Pereira de Souza

End.: Rua Treze de Maio, 20 Cep. 44960-000 - Ibititá – BA

Assessor: Pe. Francisco José de Almeida

End.: Paróquia São José Operário - Rua Carlindo Marques Moitinho Dourado, 137 CEP 44900-000 – Irecê - Bahia

Objetivo:

Ser sinal de comunhão na Forania, no vicariato e na diocese.

Da natureza e finalidade:

Inspirados em Jo. 15, que apresenta Jesus como a videira verdadeira, e os discípulos como ramos, definir as foranias, como: extensão desses ramos, ou simplesmente "elos" que fazem a ligação entre os vicariatos e as paróquias, em vista da execução do Plano Arquidiocesano em suas Dimensões. Cada Forania, tenha o seu Conselho Forâneo.

Do Conselho Forâneo:

Os Conselhos Forâneos, são organismos que representam as paróquias, com as suas dimensões e setores, conforme estrutura geral da Arquidiocese e suas respectivas orientações pastorais.

Da Constituição:

Participam do Conselho Forâneo, o Vigário Forâneo, os representantes das Dimensões da Ação Evangelizadora presentes na Forania, representando seus respectivos setores, e aquele(s) que for(em) convidado(s) pelo Vigário Forâneo.

. Linha 1. Dimensão Comunitária e participativa;

. Linha 2. Dimensão Missionária;

. Linha 3. Dimensão Bíblico-Catequética;

. Linha 4. Dimensão Litúrgica;

. Linha 5. Dimensão Ecumênica e de Diálogo Inter-religioso;

. Linha 6. Dimensão Sócio-transformadora.

Do Presidente:

O presidente do Conselho Forâneo, é o Vigário Forâneo, que exerce a função, em comunhão com o Arcebispo.

Da Pedagogia:

Tendo em vista a "construção do novo", propomos a seguinte dinâmica: Cada Dimensão e setor, tenha, de acordo com o objetivo maior da Forania, a sua prioridade. As Dimensões, com seus respectivos setores, devem possuir como estrutura básica de funcionamento, os seguintes itens:1. Comissão; 2. Compromisso(s); 3. Programação de Atividades e 4. Recursos. É de fundamental importância que, dentre os membros da comissão, sejam escolhidas as pessoas que prestarão serviços, como: coordenar, secretariar, etc.

Das Atribuições:

Além das atribuições previstas no Código de Direito Canônico, o Vigário forâneo, exerce através do Conselho Forâneo, a função de velar pela execução do Plano Arquidiocesano na Forania, e executa as funções que lhe foram atribuídas pelo Arcebispo Metropolitano. (Provisão e Nomeação).

Da Eleição e Nomeação:

Compete ao Arcebispo nomear e se necessário for, para o bem da Forania, destituir o Vigário Forâneo. Seja nomeado por três anos.

Estrutura da Arquidiocese:

A Arquidiocese de Feira de Santana como Igreja Particular deve ser portadora dos dons da salvação para todos. A estrutura representa um caminho pelo qual devemos caminhar agregando as pastorais e movimentos. Por isso, para melhor viver a unidade, celebrando a mesma fé e promovendo a complementaridade de carismas e serviços, através da pastoral de conjunto a Arquidiocese fica estruturada em cinco Foranias.

Fonte: http://www.arquidiocese-fsa.org.br/foranias.htm