Fraternidade e Juventude

Publicado em 11/02/2013 às 00h28

A Forania São Lucas se reuniu na cidade de São Gabriel para o estudo da Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema Fraternidade e Juventude nos remete a uma reflexão sobre os jovens neste contexto de mudança de época, suas buscas e inquietações, seus desejos e sonhos. Mas e também motivá-los a assumir o seu espírito missionário respondendo ao chamado “Eis-me aqui, envia-me”.

A assessoria do estudo foi do Seminarista Dailson (Seminário Maior Emaús - Feira de Santana) que com muita clareza e eficiência explanou o assunto frisando a importância de a comunidade eclesial acolher os jovens, principalmente aqueles que estão à margem da sociedade por motivos diversos, para que eles possam fazer a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo, numa relação dialógica para o enriquecimento de todos.

Representantes da todas as paróquias da Forania estiveram presentes: Irecê (São José Operário, São Pedro e São Domingos) P. Dutra, Uibaí, Central, Jussara e São Gabriel, perfazendo um total de 135 pessoas. Contou ainda com a Presença do Bispo Diocesano – Dom Tommaso e dos Padres: Pe. Cordeiro (Vigário Fonâneo), Pe. Jackon, Pe. Vicente e Pe. Valeriano, do Diácono Marcelo, Seminaristas e da Ir. Cássia (Congregação Irmãs Servas de Maria – Rio de Janeiro).

A Campanha da Fraternidade acontece no período da quaresma com o intuito a refletir temas sociais e religiosos e a juventude já foi tema da Campanha em 1992 “Juventude - Caminho Aberto”. E, neste ano em vista da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro e do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI o tema Fraternidade e Juventude vem como um despertar para os jovens assumirem seu compromisso missionário nesta época onde os desafios são numerosos e buscam novos caminhos de expressão da sua fé.