Festa do Bom Pastor 2013

Publicado em 23/04/2013 às 12h19

Com o tema ‘Fé Cristã’, a Diocese de Irecê celebrou mais um festejo ao Padroeiro da Diocese o “Bom Pastor” no dia 21 de abril de 2013. As paróquias celebraram o tríduo abordando subtemas correspondentes ao ano da fé e a Paróquia São Domingos – Irecê celebrou o novenário uma vez que, esta se situa na Catedral Bom Pastor e por nove noites a comunidade se reuniu em torno da mesa do altar com o propósito de louvar e bendizer aquele que dá a vida pelas suas ovelhas, pois ele mesmo disse: “O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas” (Jo  10,11b). No dia da festa, a Missa Solene foi celebrada por Dom Tommaso (Bispo Diocesano) e concelebrada por: Pe. Vagne (Reitor do Seminário Maior – Feira de Santana), Pe. Clécion (Chanceler e Pároco de A. Dourada), Pe. Eduardo (Ibititá), Pe. Valeriano (São Gabriel), Pe. Fransuilson (Iraquara), Pe. Manoel (Lapão) e Pe. Jackson (Vigário Geral e Pároco da Paróquia São Domingos). Na homilia Dom Tommaso fez questão de fazer a leitura da mensagem do Santo Padre Bento XVI para o Dia Mundial de Orações pela Vocações evidenciando que “Nestas cinco décadas, as várias comunidades eclesiais dispersas pelo mundo inteiro têm -se espiritualmente unido todos os anos, no IV Domingo de Páscoa, para implorar de Deus o dom de santas vocações e propor de novo à reflexão de todos a urgência da resposta à chamada divina. Na realidade, este significativo encontro anual tem favorecido fortemente o empenho por se consolidar sempre mais, no centro da espiritualidade, da ação pastoral e da oração dos fiéis, a importância das vocações para o sacerdócio e a vida consagrada”. Na mesma mensagem lembra que este é um ano especial para a juventude em vista da Jornada Mundial e pede “... oxalá não faltem sacerdotes zelosos que saibam estar ao lado dos jovens como «companheiros de viagem», para os ajudarem, no caminho por vezes tortuoso e obscuro da vida, a reconhecer Cristo, Caminho, Verdade e Vida (cf.Jo14,6); para lhes proporem com coragem evangélica a beleza do serviço a Deus, à comunidade cristã, aos irmãos. Não faltem sacerdotes que mostrem a fecundidade de um compromisso entusiasmante, que confere um sentido de plenitude à própria existência, porque fundado sobre a fé n’Aquele que nos amou primeiro (cf.1 Jo4,19). Do mesmo modo, desejo que os jovens, no meio de tantas propostas superficiais e efémeras, saibam cultivar a atração pelos valores, as metas altas, as opções radicais por um serviço aos outros seguindo os passos de Jesus. Amados jovens, não tenhais medo de O seguir e de percorrer os caminhos exigentes e corajosos da caridade e do compromisso generoso.  Sereis felizes por servir, sereis testemunhas daquela alegria que o mundo não pode dar, sereis chamas vivas de um amor infinito e eterno, aprendereis a «dar a razão da vossa esperança» (1 Ped 3,15)”.(Papa Bento XVI, outubro de 2012).

Com esta mensagem Dom Tommaso motivou a comunidade a rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas para que nunca falte operários na messe do Senhor e que reconheçam que Jesus é o único Pastor. Ao final da Celebração, juntos com Dom Tommaso, todos os padres abençoaram os fiéis.

À tarde a Paróquia realizou uma belíssima procissão que culminou com a benção do Santíssimo Sacramento.

Que Jesus, o Bom Pastor, seja cada vez mais conhecido e amado.

                                                                                  

Maria Clarete da Silva

Pascom - Irecê

Comentários

jair mineiro em 23/04/2013 19:07:16
eu fico muito feliz saber que minha comunidade assumiu o compromisso de rezar pelas vocaçoes sacerdotais.para todos que empenham neste santo milagre rezar pelos nossos vocacionados e pelos nossos padres e pelo nosso bispo .

Enviar comentário

voltar para Notícias

left|left tsN fwR c15s center|left show fwB c15s center|c10|||news c10 c05 fwR tsY b01 b02 bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 normalcase fwR c10 tsY bsd|news login c05 b01 normalcase uppercase bsd|c05 tsN normalcase b01 b02 uppercase bsd|b01 c05 normalcase uppercase tsY bsd|||