Assembleia Geral da CNBB 2013

Publicado em 24/04/2013 às 10h51

TERMINOU EM APARECIDA A 51ª ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS DO BRASIL: 19.04.2013

Depois de quase duas semanas chegou ao fim mais uma Assembleia Geral da CNBB. Participaram dela mais de 320 bispos e mais de 100 assessores e colaboradores.
A 51ª AG da CNBB foi coordenada pela presidência da CNBB, Cardeal dom Raymundo Damasceno, presidente e arcebispo de Aparecida (SP); dom José Belisário da Silva, vice-presidente e arcebispo de São Luís (MA) e dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral e bispo auxiliar de Brasília. Foi uma excelente ocasião de uma profunda experiência eclesial. Vivemos os dias reunidos para rezar, refletir e promover o aprofundamento a nossa fé e da comunhão eclesial e episcopal.
O tema central da Assembleia Geral da CMBB 2013 era sobre a “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. O tema foi aprofundado na assembleia e continuará sendo estudado, nas dioceses do Brasil inteiro e somente na assembleia do próximo ano será apresentado para a aprovação final.   Além do tema central, dois outros assuntos foram destacados durante a Assembleia dos Bispos: o estudo sobre a Questão Agrária e o Diretório para a Comunicação no Brasil. Os dois temas foram amplamente discutidos pelos bispos que decidiram pela continuidade da reflexão antes de se tornarem documentos da CNBB.  Foram também abordados os temas como a Jornada Mundial da Juventude, os textos litúrgicos e a Campanha da Fraternidade. Outros dois frutos da Assembleia foram um subsídio que os bispos estão oferecendo a todos as comunidades para aprofundamento do tema das eleições e uma Nota que foi emitida em defesa dos direitos indígenas e quilombolas, pela rejeição da PEC 215.

No último dia da Assembleia dos Bispos do Brasil os símbolos da JMJ chegaram à Basilica de N.S. Aparecida e ao Centro de Eventos Padre Vitor Coelho pelas mãos de bispos e jovens que, em oração carregaram juntos a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria. Foi um momento emocionante rever a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, que passaram em Coari no mês de setembro do ano passado.

Na coletiva de imprensa no último dia da Assembleia Geral Dom Raymundo Damasceno qualificou o encontro anual dos bispos do Brasil como excelente.

Fonte: http://prelaziadecoari.blogspot.com.br/2013/04/terminou-em-aparecida-51-assembleia.html