1º Encontrão Diocesano de Catequese

Publicado em 24/02/2013 às 15h04

Neste final de Semana (23-24/02/2013) 115 Catequistas se reuniram no Sindicato dos Bancários em Irecê para o primeiro Encontrão Diocesano de Catequese. O tema foi “A Importância da Catequese na Comunidade” com a assessoria da Ir. Deyviana (Irmãs da Reparação – Seabra). Inicialmente, a reflexão girou em torno do conhecer-se para conhecer o outro e a Cristo, isto porque “só se ama aquilo que se conhece” e quanto mais nos conhecemos, mas temos condições de conhecer e amar o outro e viver essa dimensão eclesial com alegria e entusiasmo no anúncio do Evangelho. A assessora usando imagens do filme “Shrek” fez uma analogia da criação de Deus em que tudo era perfeito e lindo os humanos eram “príncipes e princesas”, porém pela ambição e egoísmo tornaram-se “seres estranhos” e como na história, só encontrando o amor verdadeiro voltariam a ser de fato o que eram na sua originalidade, os seres humanos também ao encontrar o amor de Deus através de seu Filho Jesus Cristo, volta à sua originalidade de Filhos de Deus. Depois, pensar que, nessa busca do amor de Deus, caminhamos em comunidade e não importa o ritmo de cada um, o importante é seguir na mesma direção, uns apoiando os outros pelo amor que nos faz superar as dificuldades. O catequista tem uma grande importância nessa caminhada porque é ele quem ajuda o cristão nos seus primeiros passos na fé, anima e faz crescer o anúncio de Jesus Cristo no mundo. Hoje, já não se pode anunciar um Jesus Cristo estático, autoritário, legalista, mas como ele é verdadeiramente vivo e ativo na vida das pessoas e para isso, não se pode trabalhar sozinho, o mundo globalizado exige que se formem redes e na Igreja podemos fazer isso através das pastorais afins. O catequista deve tomar posse da sua importância na Igreja para assumir de fato a sua missão por amor e vocação.

Assim, como afirmou Dom Tommaso na missa de encerramento do encontro, é preciso deixar-nos inundar pelo Espírito Santo, para ao voltarmos para casa, possamos transmitir a alegria de viver à luz de Cristo pela ação da fé e comunhão, pois é ele que nos impulsiona a transmitir a sua boa nova onde quer que estejamos.

Neilza e Janilde estiveram à frente da organização do encontro, formando rede com as Paróquias para que tudo acontecesse de forma agradável. A noite cultural contou com a presença do grupo da 3ª idade da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Paróquia São Domingos) entre outras atrações. Enfim, este encontro foi muito dinâmico, ficando com “gosto de quero mais” e por isso, já ficou agendado outro para o próximo ano.

Maria Clarete da Silva

PASCOM  - Irecê