Paróquia Nossa Sra. de Fátima - Salobro

Não há como falar da Paróquia, sua origem, sem antes referir-se como surgiu o Salobro. Pode-se dizer que veio, não das águas, mas das “aguadas” que foram descobertas e por serem “salobra”. Essas fontes de água natural, nas longas estiagens da região socorriam muita gente do lugar e dos povoados vizinhos. Por essa razão, o lugar foi crescendo, acolhendo famílias de outras regiões e até mesmo de outros Estados, fazendo com que se formasse o que hoje é.

Mesmo não sendo cidade, apenas distrito, mas com alguns atributos que foram reconhecidos e que favoreceram a criação da Comunidade Paroquial Nossa Senhora de Fátima para a grande alegria do povo de Salobro e comunidades adjacentes. Isso se deu no dia 24 de agosto de 2002, sendo Bispo Diocesano de Irecê, Dom Tommaso Cascianelli C.P. Foi desmembrada da Paróquia N. Sra. do Patrocínio - Canarana-Ba. A comunidade paroquial contém 39 comunidades além de Salobro. Como primeiro Administrador Paroquial é o Pe. José Carlos Nascimento. A Paróquia é “dividida” em quatro Centros Missionários: Lagoa Velha, Umburana do Quere, Gameleira e Salobro.

voltar para História das Paróquias