Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Uibaí - Bahia

Em 1847 foi fundada a comunidade de Uibaí, antiga Canabrava do Gonçalo. O povoado de Canabrava do Gonçalo pertencia ao extenso Município de Xique-Xique a quem ficou subordinado ate 1958, quando passou a pertencer ao Município de Central. Neste período fazíamos parte da Paróquia Senhor do Bonfim, Xique-Xique, Diocese de Barra -Bahia. Os Padres da Paróquia Senhor do Bonfim, fizeram um grande trabalho missionário em Uibaí, inclusive a construção da casa paroquial.

Em agosto de 1988 foi construída a Capela de Nossa Senhora da Conceição que é marco histórico da nossa religiosidade. Com a mudança administrativa no seio da Igreja, o Município de Uibaí, passou à subordinação da Diocese e no dia 25/12/1980 foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição por Dom Homero Leite Meira, primeiro Bispo de Irecê, que designou o Pe. Olezil Como primeiro Administrador Paroquial. No dia 19/03/1981 Dom Homero lançou a pedra fundamental da construção da nova Igreja.

Outro dado importante da nossa história foi a construção do Centro paroquial com recursos oriundos da Alemanha na administração do Pe. Valdir Muller.

Merece destacar também a presença do Frei Francisco Bonette (em memória) responsável pela Paróquia de Barra do Mendes, que atendeu também a nossa Paróquia. Frei Chico deu continuidade aos trabalhos do Pe. Valdir Muller, destacando-se na formação das comunidades. Na sua administração foi inaugurada a nova Igreja em 1984.

Além dos padres acima mencionados que atuaram em nossa Paróquia, Pe. Olezil, Pe. Valdir Muller, Frei Francisco Bonette. Registramos também a presença dos seguintes Padres: Pe. João de Deus e Silva, Pe. Edward Zielski, Pe. Custódio Marcolino da Silva, Pe. João Pereira, Pe. José Bezerra Cordeiro, Pe. Jackson Jader Evangelista, Pe. Agoncilo Domingos da Cunha (Administrador paroquial), Pe. Gercival Vieira (Administrador paroquial) e o Pe. José Miranda Souza Sobrinho que é o atual administrador da Paróquia.

voltar para História das Paróquias