Histórico da Paróquia São José Operário

A paróquia São José Operário deu inicio a sua construção no ano de 1981, na administração dos Padres Pedro e Antônio, sendo Bispo na época D. Homero a Igreja foi construída com recursos enviados por entidade pela Alemanha e Itália por amigos italianos pessoais do Pe. Pedro. A mão de obra veio de homens e mulheres da própria comunidade que dispuseram um pouco do seu tempo. O término da construção foi no ano de 1982 na Igreja foram construídas 2 salas de aula, as quais serviam para atender os filhos dos moradores dos bairros pertencentes à Paróquia. A Inauguração da Igreja foi no dia 1º de maio de 1982, dia em que se comemora o Padroeiro da Paróquia (São José Operário). Depois da inauguração a comunidade começou a se organizar criando grupos de jovens, grupo de senhoras, catequese, mas mesmo antes de ser construída a Igreja, a comunidade já se reunia nas casas fazendo celebrações e realizando as campanhas: Natal em Família e Campanha da Fraternidade. As missas eram realizadas 1 vez por mês e no domingo era realizada a celebração da palavra. A Igreja Passou a ser Paróquia no ano de 1983, sendo o Bispo da época D. Edgar Caricio de Gouvêa. Neste período pertencia a esta Paróquia a comunidade de João Dourado, hoje Paróquia São José. Fazem parte da Paróquia as seguintes comunidades: Achado, Mocozeiro 1 e 2, Meia Hora, Angical, Queimada do Floriano e os Bairros: Lagoa do Tio, São José, Baixão de Sinésia, Recanto das Árvores e Vivendas. Limita-se com Paróquia: Ao norte: Paróquia São Gabriel Arcanjo – São Gabriel; ao sul: Paróquia São João Batista – Lapão; ao poente: São José – João Dourado e ao poente: Paróquia São Domingos – Irecê.

Depois do título a Paróquia São José Operário, por falta de Sacerdote, ficou dependente da Paróquia São Domingos por um logo período. Passaram pela Comunidade os Padres: . Edward Zielski, José Miranda de Souza Sobrinho, José Bezerra Cordeiro, Pe. Francisco de Assis Menezes, Pe. Lúcio Barbosa, Pe. Mirex.

No ano de 1997, em uma quarta-feira de cinzas, foi apresentado à comunidade pelo Pe. Givaldo o Diácono Jessé de Deus Vasconcelos, o qual se ordenou Padre nesta Diocese, tornando-se Pároco desta Paróquia. Em Janeiro de 2003 a Igreja passou por uma grande reforma, tendo a ajuda de toda a população, a mesma durou nove meses, sendo inaugurada e consagrada em 14 de setembro de 2003 pelo Bispo D. Tommaso Cascianelli, C.P. Hoje a Igreja serve como cartão postal e possui um coral que encanta a todos que ouvem, obra criada pelo Pe. Jessé de Deus Vasconcelos.

voltar para História das Paróquias