Breve História da Paróquia de São Gabriel Arcanjo

São Gabriel - BA

 

De acordo com dados fornecidos pela Prefeitura de São Gabriel, a história da Paróquia de São Gabriel Arcanjo, teve início mesmo antes da cidade de São Gabriel existir. Havia então, uma fazenda de nome São Gabriel que pertencia ao Sr.  Coronel Ernesto Augusto da Rocha. Que com seu falecimento, passou a pertencer ao herdeiro Dr. José Alfredo Machado. Parte da tal fazenda (sobras da caatinga de São Rafael), área do atual  distrito de São Gabriel, medindo três léguas de terra de comprimento e duas de largura, foi trocada por um  escravo de nome Domingos Cabra.

Os primeiros moradores de São Gabriel foram os irmãos José Pereira da Rocha, fundador e proprietário  da fazenda que ficou então chamada de Fazenda São Rafael , Lourenço Pereira da Rocha e Antonio Pereira da Rocha. Os mesmos fixaram residênciaem São Gabrielno ano de 1873.

O distrito de paz de São  Gabriel foi criado pela Lei 628, de 30 de dezembro de 1953.

Por alguns dados de habitantes  desta cidade, em 1926, época dos revoltosos, a Sra. Veneranda Maria da Rocha, por temer que sua casa fosse invadida, fez uma promessa que “se os revoltosos não acertassem com sua casa”, ela colocaria uma imagem de São Gabriel Arcanjo  na igreja construída entre 1919 e 1921.

Na sua inauguração desta pequena igreja foi celebrada a primeira missa pelo Pe. Pedro, conhecido pelo seu difícil temperamento por Padre Pimenta. Tendo alcançado esta graça, a Sra. Veneranda doou  o dinheiro para compra da imagem. Mas esse que foi direcionado para o conserto da igreja, vindo a imagem a ser comprada mais tarde por Aureliana Rita da Rocha.

Por terem o costume de fazer orações na véspera da anunciação do Senhor, a primeira procissão  foi realizada em 24 de março de 1955 acompanhada pelo Pe. José Soares França (Pe. Juca); mas como dizem, todos sabiam que o dia dos arcanjos é dia 29 de setembro.

Percebendo que a festa do padroeiro estava sendo celebrada fora da data oficial do Calendário Litúrgico proposto pela Igreja, em 1996, após ter consultado o Conselho Comunitário e lançado a proposta para a comunidade, Pe. Givaldo Rocha de Santana, então Vigário Paroquial, passou a celebrar a festa a partir  1997 no dia dos Santos Arcanjos.

Em 25  de Fevereiro de 1985, o Distrito passou à categoria de município por força da Lei Estadual nº.  4407, sendo seu primeiro prefeito Renan da Rocha.

Atualmente o município conta com 18.325 habitantes e está legalmente constituído pelo distrito sede e pelo distrito de Gameleira do Jacaré e mais de cinqüenta povoados.

A área territorial onde está edificada a igreja Nova Matriz, toda ela foi doada à Diocese de Irecê pela Sra. Colombina Ferreira Rocha. A construção da nova igreja iniciou em outubro de 1968 com Pe. Enzo e terminou em 1972.

Em 28 de setembro de 1999, após um crescimento pastoral, o município de São Gabriel foi elevado a categoria de Paróquia , cujo Pároco foi o Rvdo. Pe. Givaldo Rocha de Santana, sendo bispo da diocese Dom João Maria Messe, OSM. Até a presente data, esta pertencia à paróquia de São Domingos de Irecê.

A Nova Matriz de São Gabriel foi totalmente reformada e ampliada a partir de 2001, quando ganhou novas estruturas, novo telhado, com estrutura de ferro, piso de arenito e forro sintético.

Em 2002 foi comprada uma casa á Praça Nova Matriz, para ser a residência do Pároco (Casa paroquial).

Em 2004 forram adquiridos 80 bancos em madeira de lei, propiciando conforto aos fiéis.

Na ocasião de sua criação, a Paróquia contava com as seguintes pastorais: Pastoral da Catequese e Crisma, Pastoral do  Batismo, Pastoral Litúrgica, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral Familiar (ECC), Pastoral da Juventude, MECEs e Movimento da RCC.

Em 02 de maio de 1999 , instalaram-seem São Gabriel, as Irmãs Servas de Maria do Brasil. As primeiras que chegaram foram as Irmãs: Catarina, Otília e Maria das Dores, esta última Irmã  ficou por pouco tempo, por inadaptação. As Irmãs Catarina e Otília permaneceram nesta paróquia até 2002. Aqui ficando por todo esse tempo, muito fizeram pelas pastorais e movimentos. Animou e fundou comunidades, implantando a catequese em algumas, onde esta não existia. Muito agradecido, o povo lembra com carinho das reverendas irmãs.

A paróquia de São Gabriel é uma paróquia próspera em ‘vocações sacerdotais’. Daqui tem-se o Pe. Vagne, pároco da Paróquia de São Domingos – Irecê; o Pe.Eliziário,  que reside em Goiânia, Pe. Acássio, que resideem Ribeirão Preto/ SP e os seminaristas Gildoneto,  Marcelo e Emanuel.

 Foram párocos de São Gabriel, na respectiva ordem:

Pe. Givaldo

Pe. Agoncílio,

Pe. José Cordeiro

Também passaram por aqui os diáconos Gesse de Deus e Vicente Timóteo que atualmente são párocos das paróquias de São José Operário - Irecê e N. S. do Perpétuo Socorro – Jussara, respectivamente.

Em 2002 veio morarem São Gabriel, o Pe, Francisco de Assis, que por ter problemas de saúde, não pode assumir a Paróquia, ajudando-nos, e muito, mas  na medida do possível.

Em 2003, com a saídas das primeiras Irmãs, vieram outras três, da mesma Congregação,  que aqui residem até a presente data que são: Irmãs: Luiza Cassol, Maria José da Silva e  Aparecida de Oliveira.

Em 2004, por iniciativa das Irmãs Servas de Maria, com recursos vindos da Itália, foi construído um Centro Comunitário. Este novo espaço, além de servir para os encontros e pastorais paroquiais, também abriga um projeto de apoio pedagógico e trabalhos manuais para crianças carentes de São Gabriel, desenvolvido e dirigido pelas Irmãs Servas de Maria.

Atualmente, a Paróquia não tem pároco, mas sim um Administrador, que é o Pe. José Cordeiro, um Vigário paroquial: Pe. Jotaalas e o Pe. Francisco que aqui reside.

Conta  com as seguintes pastorai e movimentos:

Pastoral da Catequese que prepara para os Sacramentos da Eucaristia e Crisma;

Pastoral da Saúde que atende espiritual e fisicamente os enfermos;

Pastoral Familiar que prepara para os Sacramentos do Matrimônio e Batismo;

Pastoral da Liturgia que prepara e anima as celebrações;

Pastoral da Criança;

Pastoral da comunicação que mantém um programa católico na rádio comunitária;

Pastoral do Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística;

Pastoral do Dízimo.

E os movimentos: Renovação Carismática e terço em família.

 

São Gabriel, junho de 2005

voltar para História das Paróquias

left|left tsN fwR c15s center|left show fwB c15s center|c10|||news c10 c05 fwR tsY b01 b02 bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 normalcase fwR c10 tsY bsd|news login c05 b01 normalcase uppercase bsd|c05 tsN normalcase b01 b02 uppercase bsd|b01 c05 normalcase uppercase tsY bsd|||